Oii migas, tudo bem?
Preparamos um guia super rápido para cada tipo de produto que vendemos aqui em nossa marca para te ajudar com o processo de lavar e secar suas peças ok?
Já salva essa página nos seus favoritos ou tire um print dessa tela para deixar sempre na mão para que você tenha peças novinhas por muito mais tempo!
T-SHIRTS TINTAS/ESTONADAS OU PRODUTOS DE MALHA EM GERAL
A malha é um tipo de material muito delicado e também é uma fibra natural que foi industrializada, e por esse motivo, necessita de alguns cuidados a mais para se manter novinha por muito mais tempo! Ahh, dependendo do tipo de tingimento e processo que a peça passou, é super normal que ao longo da vida útil a coloração vá desbotando.
O primeiro passo começa na separação das peças: quando for lavar qualquer roupa, antes de colocar na máquina é necessário dividir as peças por cores claras, escuras e coloridas e as mesmas devem ser lavadas separadamente.
Peças estonadas: essas peças são delicadas e passam por um processo de tingimento superficial, podendo manchar roupas íntimas, a própria pele (não é tóxico, porém pode transferir e deixar colorido), assentos e tecidos onde haja contato. O uso indevido (diretamente na peça) de desodorantes, perfumes, cremes e produtos com álcool podem manchar a peça. Peças estonadas possuem características únicas com aspecto envelhecido, manchas irregulares e podem apresentar variação de tonalidade em cada peça e em cada lote, o que é normal acontecer nesse tipo de processo pois ele é totalmente artesanal. Nas 3 primeiras lavagens também é comum acontecer de a peça soltar um pouco de tinta por conta do excesso de pigmentação (quanto mais escura ou viva for a cor, maior é a chance de soltar o excesso).
Então se liga nas dicas abaixo para manter a durabilidade e características originais da peça e principalmente para evitarmos que ela desbote ou manche, ficando sempre novinha!
Não deixe em hipótese alguma sua t-shirt de molho
Não use alvejantes, cloro, amaciante em excesso ou produtos com álcool
Não misture cores escuras com cores claras na hora da lavagem
Não torça e não coloque em secadoras
Seque somente na sombra
Não bata na máquina e não passe o ferro encima de estampas delicadas como alto relevo, glitter, foil, etc
Não use perfumes, cremes, desodorantes diretamente na peça
Lave sempre somente em água com temperatura ambiente
DIQUINHA EXTRA: O vinagre branco também conserva a coloração da peça e ainda tira o cheiro de suor. Você pode colocar de 2 a 3 colheres direto na máquina junto com o sabão de sua preferência e voilà.
JEANS
A gente a m a um jeans né? E os jeans da Dolce-me são sem comparação, mas precisamos tomar alguns cuidados para conservar as peças com as suas características originais por muitos anos.
É provável que nas primeiras lavagens as peças soltem mais tinta do que o comum. Para evitar que elas não manchem o restante das roupas, a dica é lavá-la separadamente ou com peças da mesma tonalidade.
- Durante o processo de lavação, utilize sempre água fria e lave sempre do avesso, pois essa combinação ajuda a manter os corantes do jeans brilhantes e preservador por mais tempo
- Se a peça foi manchada, não esfregue com escova ou esponja áspera, apenas deixe de molho na água por no máximo 15 minutinhos com um produto de sua preferência (sem cloro) e depois lave normalmente
- Quando for vestir seu jeans, não puxe pelas presilhas (passantes do cinto), isso pode rasgar a sua peça
- Usar a peça várias vezes antes de lavar pela primeira vez em casa é perfeito para que ela possa se moldar ao formato do seu corpo, já que o jeans passa por muitos processos rigorosos de lavagem antes de chegar até as lojas
- Feche os botões antes do zíper, para não forçar as costuras
- Atenção ao passar o ferro! Antes de tudo, confira se não existe nenhum tipo de aplicação, rasgo, ou processo que possa danificar sua peça
- Atenção ao vestir peças com rasgos e/ou puídos, pois ao colocar o pé pode acontecer de você pisar em falso ou forçar aonde tem esse detalhe e rasgar. Produto com esse detalhe possuem um desgaste natural no decorrer do uso e lavagem.
TRICÔS
Para maior durabilidade do seu tricô, você pode optar por guardar ele em saquinho de algodão ou TNT, assim você impede que a iluminação tire a cor da peça fazendo com que ela desbote.
NUNCA pendure o tricô nem o guarde em cabides. Esse procedimento danifica a modelagem e estraga a sua peça. Guarde sempre dobrado!
Dar preferência por sempre lavar à mão na água fria sem esfregar para não gerar bolinhas
Caso opte por lavar na máquina, coloque do avesso a peça dentro de saquinhos protetores e use água fria
Lavar as cores escuras separadamente para evitar contaminação
Utilizar sabão neutro e não abusar do amaciante pois pode manchar a peça
Não deixe seu tricô de molho
Não torça sua peça! Amasse de forma suave com as mãos como uma bolinha para escorrer bem a água e, ainda, você pode enrolar em uma toalha ou pano e espremer para secar ainda mais. Assim a secagem será mais rápida e o peso da água não vai deformar a peça.
Seque em um lugar bem ventilado e não use secadoras!
As peças de tricô não precisam e não devem ser passadas a ferro.
DICAS EXTRAS: se precisar tirar algum pelinho do seu produto de lã, use papa bolinhas - sugerimos não usar fitas para não danificar ou "frisar" o fio do tricô
TECIDOS PLANOS/DELICADOS
Peças produzidas a partir de tecido plano (poliéster, viscose, poliamida, lã, couro, linho etc.) são sempre SUPER delicadas, e precisam de cuidados especiais.
Lave sempre esse tipo de peça à mão com água fria e seque à sombra, jamais na máquina ou na água quente, o calor pode danificar o seu produto e fazer com que você perca sua peça ou ela encolha.
Na hora de passar, opte pela temperatura média e passe a peça do lado avesso, e se preferir, ainda pode usar um pano fino encima da peça para evitar o contato direto com o ferro.
Peças confeccionadas em viscose podem encolher de forma natural até 10% no comprimento, devido à absorção da água pelas suas fibras.
Alguns produtos não podem ou não precisam ser passados. Consulte sempre a etiqueta de composição dentro da peça.
PELOS EM GERAL
Você pode tranquilamente colocar o seu queridinho peludo na máquina de lavar no modo delicado e colocar centrifugar também no modo mais delicado. Não exagere no amaciante para não manchar, pois acredite, com um pouquinho de amaciante, o seu casaco vai perfumar o seu guarda-roupas inteiro :)
Para estender não deixe pendurado, procure uma superfície plana. Após o casaco seco, chacoalhe bem o seu casaco, pois os pelos grudam, após, passe bastante a mão para ajeitar novamente os pelinhos e pronto. Atenção: não passe escovas de cabelo ou aquelas fitas de roupas, pois isto pode deixar o seu casaco com aparência descuidada.
Prontinho, agora você já é uma expert quando o assunto é cuidado com as roupas!
Lembre-se sempre de se atentar às instruções de lavagem de cada produto para ter sempre peças novinhas combinadas?